A História na Moda

junho 24, 2014

          Bom dia pessoal!! Hoje é terça feira, e é dia de História aqui no blog. História??? Sim . Com esse novo quadro aqui vamos aprender muito mais do mundo da moda e do mundo fashion. Vamos ter datas, dados, história de como tudo começou, como está hoje em dia e muito mais de marcas, loja e tudo o que selecionarmos sobre moda!
         Para inaugurar esse quadro nada melhor do que com uma grande marca que foi fundada em 1856 por Thomas Burberry.  Eai, já sabe qual marca é?



Burberry, o legado







          A história da Burberry começa em 1856 quando o jovem Thomas Burberry, 21 anos, abriu uma pequena e loja em Basingstoke, Hampshire, na Inglaterra, especializada em roupas para atividades esportivas. Thomas se preocupava muito com a qualidade das peças, que ganharam a confiança dos ingleses e transformaram sua loja em um grande empório em menos de 20 anos.

A marca foi fundada pelo costureiro de 21 anos de idade Thomas Burberry.

          A inovação veio com a criação da gabardine em 1879, um tecido impermeável, respirável e extremamente resistente para dias de chuva, que virou matéria-prima de capas de chuva e da indumentária para facilitar a vida de exploradores e esportistas. 

A primeira loja da Burberry foi aberta na Winchester Street, em Basingstoke.

          Devido á praticidade da gabardine, em 1895, Thomas foi elegido pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, o antecessor do Trench Coat, casaco de trincheira. Foi a criação da capa de chuva, uma adaptação ao estilo militar.

O explorador Major F.G. Jackson, famoso por mapear partes do Círculo Ártico, vestindo Burberry.

          Em 1911, o explorador norueguês Roald Amundsen e sua equipe, equipados com barracas e casacos desenvolvidos pela marca, se tornaram os primeiros a chegar ao Polo Sul. No ano seguinte foi patenteado o casaco Tielocken, antecessor do Trench Coat, que possuía fechamentos simples com cinto, fivela e apenas um botão na gola.


          Em 1914, a empresa foi comissionada pelo escritório de guerra para adaptar o antigo casaco dos oficiais para combate. Adicionou as dragonas para exibir as patentes dos oficiais, a aba sobreposta no peito oferecia maior proteção, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo, e ali surgia o autêntico Trench Coat.

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          Um casaco quente, resistente e que durante a Primeira Guerra Mundial foi vestido por meio milhão de soldados britânicos, o que ajudou a aumentar sua popularidade. Até o final da década, a Burberry viu seus tradicionais casacos equiparem exploradores, pilotos de aviões e esquiadores. 


          Vestiu de políticos a estrelas de cinema, como quando foi utilizado pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no mítico filme Casablanca, e ainda vestiu a dupla Audrey Hepburn e George Peppard, em Bonequinha de Luxo. 

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Filme Casablanca.

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Filme Bonequinha de Luxo.


          Em 1955, a Burberry foi condecorada com uma Royal Warrant, uma menção honrosa dada a comerciantes e marcas, pela Rainha Elisabeth II. Também neste ano, a marca foi comprada pelo grupo Great Universal Stores, GUS. Já em 1989, a marca se tornou fornecedora oficial do Príncipe Charles, futuro rei da Inglaterra.


          A marca começou sua internacionalização na década de 1970, quando uma loja foi inaugurada em Manhattan. Contudo na segunda metade do século XX, a marca ficou perdida no acelerado mundo da moda, e foi relacionada a um público acima de 50 anos. Os clientes da marca ficaram divididos entre senhoras e turistas japoneses, de passagem pelo Reino Unido. As lojas mais sofisticadas não tinham estoque de seus produtos e a empresa parecia condenada a uma “caretice” sem fim. 

Loja em Manhattan.



Loja em Manhattan. 
          Mas, a reviravolta começou em 1997 quando a empresa GUS convidou a americana Rose Marie Bravo, então presidente da tradicional loja de departamento Saks Fifth Avenue, para ser a principal executiva da marca. A partir desse momento iniciou-se o processo de criação de uma nova imagem: uma Burberry totalmente fashion. Uma de suas principais providências foi recrutar Roberto Menichetti, ex-estilista da Jil Sander para comandar a criação das novas coleções da marca britânica.

Rose Marie Bravo.


Roberto Menichetti.

          Outra providência  foi contratar o fotógrafo Mario Testino para as campanhas publicitárias, e Kate Moss foi recrutada, modelo que tem uma das imagens mais valiosas do mundo da moda, para ser a garota-propaganda da marca. A consequência foi que sem perder os tradicionais compradores,  a faixa etária do público-alvo mudou de 50 para 30 anos, ela expandiu, agradou desde avós à netos, e também à quarta geração das famílias,  porque a marca começou a desenvolver sua linha infantil e baby

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Kate Moss como modelo para a marca.

          Contudo o time só ficou completo em 2000 com a chegada do estilista britânico Christopher Bailey, vindo da Gucci. Neste mesmo ano a marca resolveu implantar a estratégia de inaugurar novas e sofisticadas lojas em várias cidades do mundo, Los Angeles, Düsseldorf, Berlim, Barcelona e Nova York.

Burberry infantil e baby.

Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.

Burberry infantil e baby.

Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.

Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.


Burberry infantil e baby.

Burberry infantil e baby.

          Em 2005 a marca britânica iniciou vendas através de seu comércio eletrônico nos Estados Unidos. No ano seguinte disponibilizou as vendas online para o Reino Unido e em 2007 para toda a Europa. 

Site Burberry.
  • O logotipo 


          O logotipo tradicional da Burberry, contém um cavaleiro, conhecido como Equestrian Knight Device, foi introduzido em 1901 e apareceu pela primeira vez acompanhado da palavra em latim “prorsum”, que significa “Adiante” ou “para frente”. Nesta época o nome da marca era “Burberry’s”.
A apóstrofe foi retirada do nome oficialmente somente em 1999. Depois perdeu a letra “s”. Atualmente, o nome “Burberry” é grafado em letras maiúsculas, acompanhado ou não da imagem do cavaleiro, nas cores dourado ou preto. 

  • Dados


Origem: Inglaterra

Fundação: 1856

Fundador: Thomas Burberry

Sede mundial: Londres, Inglaterra

Proprietário da marca: Burberry Group plc

Capital aberto: Sim

Chairman: John Peace

CEO: Christopher Bailey

Diretor criativo: Christopher Bailey

Faturamento: £2.33 bilhões (2013/2014)

Lucro: £322.5 milhões (2013/2014)

Valor de mercado: £6.5 bilhões (junho/2014)

Valor da marca: US$ 5.189 bilhões (2013)

Lojas: 567 (aproximadamente)

Presença global: 85 países

Presença no Brasil: Sim

Segmento: Moda de luxo

Principais produtos: Roupas, sapatos, bolsas, acessórios e perfumes

Concorrentes diretos: ChanelGucciPradaDiorLouis Vuitton e Hermès

ÍconesO Xadrez e o Trench Coat .

Website: www.burberry.com

Finanças da Burberry.

  • No Mundo

          A marca vende seus tradicionais produtos em 215 lojas próprias e 227 unidades instaladas dentro das mais sofisticadas lojas de departamento do mundo, além de 70 unidades franqueadas. A marca conta ainda com 55 outlets e lojas virtuais em 28 países. No Brasil, a marca tem oito lojas localizadas em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. A linha de acessórios representa aproximadamente 36% do faturamento da marca, que está presente em mais de 85 países. A Ásia responde por 39% do faturamento anual, seguida por Europa (36%) e Américas (25%). 

  • Dessa você sabia?

          A transformação da Burberry em um dos maiores fenômenos da indústria da moda é apontada como um bem-sucedido e famoso case de marketing. E virou verbo, “Fazer uma Burberry” significa hoje tirar a poeira de uma marca tradicional, modernizar as coleções e, claro, vender horrores. 


          O sucesso da marca britânica entre os jovens é tão grande que sua página no Facebook conquistou mais de 17 milhões de fãs e seguidores. E a marca utiliza com maestria a tecnologia a seu favor. A partir de 2011 os desfiles são transmitidos ao vivo pelo canal da empresa no YouTube. Além disso, as atendentes de 25 lojas da grife em 16 países foram equipadas com iPads para que os clientes pudessem adquirir as peças da coleção antes mesmo de as modelos deixarem a passarela. 


Facebook Burberry.



Youtube Burberry.


          Gente, quanta informação não é mesmo? Isso tudo nos deixa cada vez mais por dentro da história de vida das marcas que fazem a moda no nosso mundo. Precisamos obter conhecimento cada dia mais para tornarmos pessoas sábias, e porque também não na área de moda certo? Eu aprendi bastante e espero que vocês também tenham aprendido. Para o próximo post de moda gostaria da sua sugestão, então entre na página do Facebook e escolha entre as seguintes marcas abaixo! Até o próximo post, beijos!!

  • Christian Louboutin
Criador da marca.

Sapato da marca na cor nude. Uma caracteristca marcante do Louboutin é a sola de todos os sapatos serem vermelhas.
  • Lacoste

Logotipo da marca Lcoste. O jacaré é a caracteristica marcante da marca.

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